quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dia novo... animo novo

Bom diaa....

Nossa hoje amanheci muito bem, disposta, sem dor de cabeça....
ontem foi um dia crucial na minha dieta, estava com uma dor de cabeça e me mantive firme,
o nosso corpo é engraçado, eu com dor de cabeça e pensando... come que passa, come que passa... na mesma hora pensei perai eu to com dor de cabeça.. não dor de estomago ou fome hehe, resumindo me mantive firme e fui enfrente.
Ontem aconteceu uma coisa que me deixou revoltada.. eu estava aqui na cozinha conversando com a minha mãe, quando chegou meu irmão e falou: Viu esse shorts ai não é meu??? O shorts que eu estava usando, detalhe ele tem 1,80 e pesa uns 120 kg, então as roupas dele são enormesss, e ele achou que meu shorts (um pretinho que uso em casa sempre, aqueles bem larguinhos que vc não desgruda por nda), eu só mostrei a florzinha que tinha na frente do shorts e sai da cozinha...
Realmente estou obesa, pra ele pensar que eu estava com um shorts dele, bom mais um motivos para eu seguir enfrente. Já perdi quase 15 kilos desde que começei... então não vai ser agora que vou desistir.

Vamos ao 4° dia: Banana e Leite desnatado. Coma até 8 bananas e tomé até 4 copos de leite. Tome a sopa. Banana tem muitas calorias e carboidratos, bem como o leite. Neste dia você precisara de potássio, carboidrato, proteínas e cálcio para diminuir seu desejo por açúcar...

Alguém já ouviu falar de nutrição ortomolecular???
Faz 2 meses que estou fazendo, é estranho eu não entendo muito, até agora não vi muito resultado.

ORTOMOLECULAR : A NUTRIÇÃO DO FUTURO

A alimentação é um dos fatores comportamentais que mais influenciam o estado de saúde do indivíduo. Segundo a OMS, mais de 60% das doenças têm bases nutricionais. Devemos lembrar que o conceito mais completo de saúde não é apenas a ausência de enfermidades. Saúde é o bem-estar físico, mental e social, o qual depende de um equilíbrio do organismo.

A palavra nutrição origina-se de nutritione, vocábulo do latim que significa nutrir, alimentar. Num sentido mais restrito, a nutrição consiste no processo pelo qual um organismo vivo assimila e utiliza alimentos, para a produção de energia ou renovação de seus tecidos corporais. O termo "ortomolecular" significa "equilíbrio das moléculas" que constituem o corpo.

A Nutrição Ortomolecular nasceu com a finalidade de proporcionar esse equilíbrio à todas as células do corpo, ordenando os nutrientes adequados para ajudá-las a funcionarem o mais eficientemente possível. Seu objetivo principal é equilibrar a bioquímica do organismo mediante uma nutrição individualizada e a administração de nutrientes naturais específicos, para que cada um alcance seu estado ótimo de bem-estar. A Nutrição Ortomolecular também pode ser conceituada como sendo uma terapia científica, que se baseia na individualidade bioquímica para tratar as doenças e prevede-las, a partir de sua origem.

Cada pessoa nasce com uma estrutura bioquímica determinada, que por sua vez revelará pontos fracos que favorecem o desenvolvimento de certas enfermidades e sintomas. Assim, aquelas que geneticamente sofrem de certas deficiências enzimáticas - que impedem o metabolismo adequado de certos nutrientes - podem estar mais sujeitos a problemas de diversas ordens, como cardiovasculares, menstruais, inflamação e dor.

Por outro lado, a presença de elementos que atrapalhem o bom funcionamento do organismo poderá criar um fenômeno de desequilíbrio das estruturas moleculares, a partir dos radicais livres. Os radicais livres são moléculas de oxigênio não utilizadas pelo organismo, capazes de reagir em cadeia e que acabam por degenerar o organismo quando não são neutralizados por substâncias ou sistemas antioxidantes. Dos 95% de oxigênio inspirado, cerca de 5% se converterá nestas substâncias.

A ortomolecular estuda e desenvolve processos de neutralização dos radicais livres na composição molecular do ser humano.

O acompanhamento do nutricionista ortomolecular é de vital importância para o sucesso deste tratamento. O profissional analisará as características individuais e condições adquiridas que predispõem a pessoa às doenças (antecedentes), elementos endógenos ou exógenos que afetam seu bem-estar em nível celular (mediadores) e fatores que estimulam e influenciam a atividade dos mediadores (gatilhos). Em termos práticos, levará em consideração a carga genética, o biótipo, os hábitos alimentares, o estilo de vida, os sintomas manifestados pelo indíviduo, além do resultado de exames especializados.

Dentre tais exames, o Mineralograma tem sido utilizado como um importante instrumento de identificação da presença/ausência de minerais e metais no organismo e pode fornecer preciosas informações para diagnóstico e tratamento de várias disfunções físicas e mentais. Após esta profunda avaliação, o profissional irá elaborar uma dieta individualizada para seu cliente, além da indicação de alimentos que contêm substâncias químicas (fitoquímicos) que efetivam o processo de desintoxicação, a reestruturação do sistema digestório e o reestabelecimento do equilíbrio orgânico. Se necessário, fará a prescrição de minerais e vitaminas cientificamente reconhecidos.

A Nutrição Ortomolecular tem demonstrado ser muito efetiva em todos os desequilíbrios, especialmente nos problemas intestinais, dores, atrite reumatóide, problemas cardiovasculares, bronquite, depressão, falta de vitalidade, enxaqueca, osteoporose , TPM, obesidade e alergias .

Com o novo milênio, se abre uma nova era a respeito da saúde e esta passa a ser concebida como sendo um estado de energia e vitalidade positiva, e não a mera ausência de doença. Neste contexto, a Nutrição Ortomolecular surge como importante ferramenta para resgatar e manter este estado de energia e vitalidade naturais do indivíduo.


Bom mesmo sem entender muito, acho que toda ajuda é bem vinda... não vejo a hora que chegue amanhã... como disse tenho médico e vou ver o resultado dessa primeira semana.

Então vamos que vamos porque tenho muitos kg para emagrecer...

3 comentários:

Carmen Lúcia disse...

Parabéns pelo ânimo novo...que a cada manhã possamos acordar renovadas!
Obrigada pela dica das medidas, já anotei.
Abraços.

Elis - Aprendendo a comer! disse...

Olá Daya!
Conheço uma pessoa que em dois meses perdeu muito peso (não perguntei qto), ficou linda, com a pele e o cabelo espetaculares!!!
Acho que vale a pena persistir na ortomolecular!
Bjos

Carla disse...

Boa sorte na sua jornada! Não fique triste com situações chatas (como o caso do short)! Tenha isso como lição: Isso não vai mais se repetir! Eu vou emagrecer!

Boa sorte!

acompanha minha luta...vou acompanhar a sua!

cumprindometas.blogspot.com